Saturday, August 21, 2010

Aventuras na cozinha parte II: pizza de brigadeiro

Ando aventureira na cozinha... Pra falar a verdade, nem sei porquê, pois estou numa dieta super rigorosa há 5 semanas e não posso comer nada além de verdura e legume...

Outro dia foi coxinha, agora foi pizza de brigadeiro. Um amigo meu (Nertil) abriu uma pizzaria aqui por perto. Daí a minha amiga metade brasileira, metade americana (Gisele) falou pra ele que tinha uma tal de pizza doce que faz sucesso no Brasil. Nem sei se faz, mas ele acreditou e ficou curioso. Depois de alguns pedidos eu acabei indo lá fazer uma pizza de brigadeiro pra ele. Olhei uma receita na Internet, claro.

Meu amigo Nertil, dono da pizzaria


A primeira tentativa foi há umas semanas atrás. Fiz o brigadeiro na cozinha do restaurante e o pizzaiolo fez a massa da pizza. Segundo a receita da Internet era pra assar a massa pela metade, colocar o brigadeiro e colocar de volta no forno pra terminar de assar. Então, depois da massa estar assada pela metade, colocamos o brigadeiro e adicionamos bananas e morangos... Colocamos de volta no forno a lenha e queimamos o brigadeiro... Só nas bordas. Tirei o queimado, a cara não ficou lá grandes coisas, mas todo mundo que comeu disse que tava uma delícia. Eu não experimentei...


Pizza de brigadeiro com as bordas queimadas


Até então eu tinha achado que todo mundo tinha gostado só pra me agradar. Só que hoje o Nertil ligou e perguntou se eu podia fazer pizza de brigadeiro outra vez. Pelo jeito meus dotes culinários são melhores do que eu pensava. Ou talvez seja porque ele nunca comeu brigadeiro antes e, como todo mundo, viciou... rs... Pedi a ele pra providenciar o leite condensado e o chocolate em pó. Mas confesso que eu estava com certa preguiça de fazer a tal pizza. Fazer brigadeiro em cozinha de restaurante é muito complicado. Tem um tanto de gente andando pra lá e pra cá e parece um inferno de tão quente.

Como o Nertil não tinha providenciado nenhum dos ingredientes, eu o levei num supermercado que vende produtos brasileiros. Achei brigadeiro pronto da Nestlé em vez de leite condensado. O brigadeiro em lata foi O achado do fim de semana (e a salvação). Além de ser muito menos trabalhoso, não queima no forno a lenha.

Ele ainda comprou côco ralado e dessa vez, em vez de fruta, colocamos côco no brigadeiro. Segundo ele, a pizza ficou mais gostosa que a outra. A aparência ficou 1000% melhor, com certeza. Ele disse que a combinação côco/brigadeiro é melhor do que brigadeiro/fruta. Minha intuição diz que é porque o brigadeiro de lata é mais gostoso que o meu que queimou da outra vez... rs... De qualquer forma, todo mundo adorou. Se continuar desse jeito, vou ter que mudar de profissão e virar chef... hahaha

Pizza de brigadeiro com côco

Pena que estou de dieta e não pude experimentar de novo... Ai, que dureza...

3 comments:

  1. Pizaa de brigadeiro é mesmo um sucesso por aqui. E essa da sua foto deu água na boca. Você deve estar craque na cozinha.

    ReplyDelete
  2. Ei prima, estou doida pra acabar essa dieta e poder experimentar a tal pizza... rs... Todo mundo adorou. Agora eu ensineio meu amigo o caminho do supermercado portugues que vende brigadeiro em lata e ele disse que vai fazer sozinho da proxima vez... rs... Beijos.

    ReplyDelete
  3. Na!!Realmente deve ter ficado deliciosa!
    Eu que não gosto muito de pizza,me deu até vontade!Também!
    É vc pode fazer um bico no restaurante do seu amigo Uai!!!rsrs
    Bjs

    ReplyDelete