Thursday, May 13, 2010

Terrorista, eeeeeu?

Semana passada, a notícia de todos os jornais foi a prisão de Faisal Shahzad que estaria planejando um atentado a bomba na Times Square. Tenho certeza que o assunto foi destaque no Brasil também. O sucesso da operação está sendo comemorado até hoje e mereceu, inclusive, a visita do presidente Obama em NY hoje.



O caso me fez lembrar de quando eu e John fomos parar na lista de suspeitos do FBI... Isso foi em 2004, apenas três anos após o "nine eleven" (11 de setembro). Foi assim: meu irmão veio passar uns dias aqui em casa. No caminho para o aeroporto JFK passamos por uma ponte bonita e grandiosa chamada Verrazano Bridge. Do carro, meu irmão resolveu tirar fotos da ponte...

Até aí tudo bem. Mais ou menos três meses depois - olhem bem TRÊS meses - recebemos uma ligação do FBI perguntando, literalmente, se éramos terroristas... Até parece mentira, mas juro que não é. Alguém viu o meu irmão tirar foto da ponte de dentro do carro, anotou a placa, e denunciou.

Seria cômico se não fosse triste. Primeiro que, se fossemos mesmo terroristas, em três meses a ponte já teria sido explodida. Segundo que com tooooodo o dinheiro gasto na segurança do país contra o terrorismo o FBI faz a triagem das denúncias via telefone. O que eles esperam? Que alguém atenda o telefone e responda: Sim, sim, sou terrorista e estou planejando um ataque no dia tal, local x?

Terceiro que tem americano que desorienta demais, como a pessoa de 2004 que pensou que a gente estava planejando explodir a ponte, e que a prisão desse Faisal Shahzad deve colocar um monte de gente em estado de pânico. O que esses desorientados irão fazer? Denunciar todo turista que estiver tirando foto de prédio e ponte em NY?




Ai, ai... Pelo visto o FBI vai ficar com as linhas telefônicas ocupadas por um bom tempo... Só espero não estar na lista de suspeitos dessa vez. :)

Falando em terrorismo, na página do FBI de NY tem uma lista dos terroristas mais procurados. Se você for curioso, entre no site http://newyork.fbi.gov/ e clique em Most Wanted Terrorists.

Até o próximo post

Foto 1: Robô que foi usado na operação anti-bomba da Times Square (copiada do The Daily News)

Foto 2: Verrazano Bridge (copiada da página Destination 360)

Foto 3: Eu, praticamente pedindo para ser denunciada, em NY.

1 comment:

  1. Eu me lembro do caso e rimos tanto, né? Quando você fez uma entrevista aqui, antes de ir, eles perguntaram a mesma coisa, se você era terrorista ou se tinha alguma parente terrorista, não foi? Não dá pra entender esse serviço de 'inteligência'. kkkkkkk
    Beijos

    ReplyDelete