

Minha churrasqueira elétrica e a janela da sala que tive de pular
A tristeza disso tudo é que essa não é a primeira vez que faço isso. Quando eu morava no Brasil, larguei minha chave em casa e fui trabalhar. Cheguei em casa do trabalho as 10 da noite, meus pais viajando e a empregada, claro, já tinha ido embora. E eu sem o raio da chave para entrar em casa. Depois de muito custo, arrumei um chaveiro amigo de um amigo que me resgatou e consegui entrar em casa no meio da madrugada.
Janela da cozinha que tive de passar (a menor da direita para esquerda)
Semana passada, a notícia de todos os jornais foi a prisão de Faisal Shahzad que estaria planejando um atentado a bomba na Times Square. Tenho certeza que o assunto foi destaque no Brasil também. O sucesso da operação está sendo comemorado até hoje e mereceu, inclusive, a visita do presidente Obama em NY hoje.
O caso me fez lembrar de quando eu e John fomos parar na lista de suspeitos do FBI... Isso foi em 2004, apenas três anos após o "nine eleven" (11 de setembro). Foi assim: meu irmão veio passar uns dias aqui em casa. No caminho para o aeroporto JFK passamos por uma ponte bonita e grandiosa chamada Verrazano Bridge. Do carro, meu irmão resolveu tirar fotos da ponte...
Até aí tudo bem. Mais ou menos três meses depois - olhem bem TRÊS meses - recebemos uma ligação do FBI perguntando, literalmente, se éramos terroristas... Até parece mentira, mas juro que não é. Alguém viu o meu irmão tirar foto da ponte de dentro do carro, anotou a placa, e denunciou.
Seria cômico se não fosse triste. Primeiro que, se fossemos mesmo terroristas, em três meses a ponte já teria sido explodida. Segundo que com tooooodo o dinheiro gasto na segurança do país contra o terrorismo o FBI faz a triagem das denúncias via telefone. O que eles esperam? Que alguém atenda o telefone e responda: Sim, sim, sou terrorista e estou planejando um ataque no dia tal, local x?
Terceiro que tem americano que desorienta demais, como a pessoa de 2004 que pensou que a gente estava planejando explodir a ponte, e que a prisão desse Faisal Shahzad deve colocar um monte de gente em estado de pânico. O que esses desorientados irão fazer? Denunciar todo turista que estiver tirando foto de prédio e ponte em NY?
Ai, ai... Pelo visto o FBI vai ficar com as linhas telefônicas ocupadas por um bom tempo... Só espero não estar na lista de suspeitos dessa vez. :)
Falando em terrorismo, na página do FBI de NY tem uma lista dos terroristas mais procurados. Se você for curioso, entre no site http://newyork.fbi.gov/ e clique em Most Wanted Terrorists.
Até o próximo post
Foto 1: Robô que foi usado na operação anti-bomba da Times Square (copiada do The Daily News)
Foto 2: Verrazano Bridge (copiada da página Destination 360)
Foto 3: Eu, praticamente pedindo para ser denunciada, em NY.
Este é o país que escolhi viver e que me acolheu de braços abertos. My home, the United States.